27 de outubro de 2009

Então cancela.

Trato as empresas de telefonia, bandas largas e cartões de crédito da mesma maneira.

Aumentou a minha conta abusivamente, ligo lá com toda a paciência do mundo e peço uma oferta para que eu continue com o serviço, isto é quando não estou no plano FIDELIDADE, mas neste plano não ocorre alterações.

E eles argumentam dizendo que eu já estou com oferta e que não é possível que a gente ganhe a promoção. Eu agradeço e desligo o telefone.

Bom, ai eu converso com a minha mãe e pergunto se ela está disposta a desistir do serviço, para que eu ligue novamente para a empresa e cancele.

Minha mãe muito enérgica e educada me responde: "Desligue! Mande cancelar esta merda!! E se ela impiçar me dê este telefone que eu já digo umas boas para ela! Pensam que o que nosso dinheiro é capim, bando de cretinos!!"

Eu dô risada com a resposta dela, e desde então, me preparo psicologocamente para esperar ene horas pendurada na linha telefônica e para conversar com as atendentes do setor de cancelamento, mas a pior parte é a de espera, mas que atualmente melhorou bastante depois da LEI. =P

Mas quando eu me irrito com as atendentes, que é raro, eu faço questão de passar o telefone para minha mãe - no geral eu me passo por ela pois só cancelam com o titular e eu sempre sou autorizada pelo próprio (pau mandado) - e ela berra mesmo, faz um estardalhaço que até fica cansada, e depois que a raiva passa eu fico com pena da atendente do cancelamento e penso como é filha da puta o serviço dela: ficar aguentando berros dos outros para algum executivo qualquer e ainda ganhar pouco. Dai penso que os atendentes de cancelamento deveriam ter um sindicato próprio e exigir melhores condições. hehe

No final das contas, com ou sem estresse, quando queremos cancelar eles oferem o Céu e a Terra para que vc continue com a empresa e é ai que eu me aproveito como consumidora e aceito a maravilhosa oferta que eles tem na manga caso algum assinante queira cancelar o serviço.

E é claro que esta oferta de um ano ou seis meses, (fidelidade) já consta todos os gastos e lucros que a empresa obtém. Já é o preço normal deles.
É impossível que uma empresa enorme como elas são, não tenham este tipo de "jogada".

Eu não caio mais nessa, depois que temos tantas possibilidades, com tantas ofertas eu não me incomodo de trocar de operadora se me convém. Claro que a parte mais desgastante é a do telefone, mas depois de um tempo vc adquire (experiência) um telefone com viva voz que vc consegue ir fazendo outras coisas enquanto espera.

Acho que se as pessoas soubessem mais do seu poder de consumidor, as taxas e serviços não seriam tão abusivas como elas são e as empresas não aumentariam assim a sua conta sem a sua autorização.

É preguiça, é falta de informação.

Tem uma crônica que fala sobre isso, que li faz um tempo e depois disso eu adotei a medida das palavras mágicas: "então cancela".



Então cancela!

(texto atribuído a Mário Prata)

CASO 1:
Eu liguei pro Real-Visa e pedi pra diminuírem a anuidade, que ia pra 4 x 24 reais.
A atendente disse que era impossível.
Eu disse:
- Então, cancela!
Ela respondeu:
- Mas senhor, o cartão é um cartão bom demais, etc.
Eu disse:
- Não vejo motivo pra pagar 100 merréis por ano pra pagar minhas contas com um pedaço de plástico.
Ela disse:
- Mas senhor, nosso produto é diferenciado. Não podemos abaixar o valor.
Eu disse:
- Então, cancela!
Aí ela disse:
- Espere um minuto, por favor.
Voltou com a boa nova:
- Senhor, podemos deixar pelo valor que está, 4 x 16 reais.
Eu disse:
- Então, cancela!
Ela respondeu:
- Espere um minuto, por favor.
Mais uma vez:
- Senhor, podemos deixar por 3 x 16 reais.
Eu disse:
- Não quero. Cancela!
Ela novamente disse:
- Espere um minuto, por favor… Senhor, podemos deixar então por 2 x 16.
Aí, eu concordei. Mas tive a impressão que poderia sair dessa negociação com o Real-Visa me pagando pra usar aquela droga.

CASO 2:
A TVA reajustou os preços. Eu disse que não ia pagar aumento nenhum.
A atendente respondeu:
- Senhor, infelizmente não podemos fazer nada.
O que que eu fiz? Liguei pra Net e assinei com eles.
Liguei pra TVA e disse:
- Cancela!
A atendente robótica disse:
- Senhor, espere um minuto… O senhor não precisa cancelar. Manteremos o preço como está.
Respondi:
- Agora eu não quero, só estão me isentando do aumento porque eu estou cancelando!
Eles ficaram desesperados, porque eu estava cancelando 2 pontos de pacote total e mais a internet de alta velocidade.
Abaixo seguem as propostas que eles continuaram fazendo e as minhas respostas:
- Isenção de uma mensalidade…
- Cancela!
- Isenção de duas mensalidades…
- Cancela!
- Manutenção de apenas 1 ponto mais desconto permanente de mensalidade…
- Cancela!
- Manutenção de 1 ponto com pacote reduzido mais desconto permanente…
- Cancela!
- Proposta acima com inclusão de HBO e mais algumas mensalidades reduzidas com internet de alta velocidade.
- Cancela! Cancela! Cancela!
Cancelei, e agora pago mais barato!

CASO 3:
Quarta eu fui jantar num restaurante, e esqueci meu celular lá.
No dia seguinte, eu liguei pra Vivo e pedi que desligassem o número por segurança, até eu recuperar o aparelho.
A atendente disse, naquela língua do gerúndio odiosa:
- Senhor, estaremos cobrando uma taxa de 24 reais.
Eu me indignei:
- Como é? Eu pago 60 reais pra USAR o mês inteiro, e vou pagar 24 reais pra NÃO USAR o celular por três dias?
Ela respondeu que não tinha jeito.
O que que eu disse?
- Então, cancela!
Aí ela disse:
- Senhor, um minuto que eu vou estar lhe passando pra outro setor.
Atendeu uma outra mulher que disse que eu “poderia estar fazendo o cancelamento sem estar sendo cobrado pelo serviço.”
Eu respondi que se ela estivesse fazendo isso eu ia estar agradecendo.
De qualquer maneira, comprei um celular da Tim (125 minutos por 55 reais) e vou dar um chute nessa Vivo semana que vem.
Vai ser divertido ver eles implorarem!

MORAL DA HISTÓRIA:
Entenderam??? Não se esqueçam das palavras mágicas: “ENTÃO CANCELA!”

Um comentário:

Gabs disse...

Quando eu tiver poder eu usarei isso!!!
hauahuahauha.. Muito boa!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails