22 de abril de 2008

Mudança

Geez.


Para vc ter um blog agora, existem tantas possibilidades, de mexer aqui, ali... e blá blá blá. Que me perdi nessa. Confesso que fiquei bem confusa.

Ainda não entendi direito o que é o tal do RSS. Entendi sim. Mas não completamente.

Fiquei afim de recomeçar o blógue. Existiu um tempo que eu curtia isso de "bloggar" mas a minha vida era um ócio só, e gostava de ficar na frente de um pc. Mas agora a vida ta mais agitadinha, e existe um pouco de preguiça. E hoje prefiro gastar minhas horas livres vendo um documentário de animal na TV, ler uma revista ou fazer cruzadinha coquetel.

É. Acho que fiquei velha.

hahaha.

Mas pra começar.. eu gostei tanto de um e-mail que recebi, que vou postar aqui.




Como descobrir um paranaense???

Se você falar com habitualidade pelo menos 3 das frases seguintes, é um legítimo paranaense.

-'loko de bão'
-'que páia'
-'Vc veio de carro?
- Não, vim andandinho, passeandinho, olhandinho uns bagúios!
- Se alguém te conta alguma coisa que você desconfia, logo solta um: 'Ade... Capaiz !?!'
- No Paraná, não se corta caminho, se 'atora'!
- 'tudo esgualepado'; 'fiz uma gambiarra'; 'um xunxo'; 'que xaxo', 'la vai borduada'
- Paranaense nato que se preza, já disse: 'Teu cú, burro!!!'
- ou já pronunciou 'capaiz home' ou a variação: 'capaiz loco véio'
-'Ah, mãezinha do fiinho!' - nem precisa explicar né?
- 'gente do céu!!!!!-'Tira o zóio '
- Ou o 'ORNAR'?!
Quantas vezes ouviu do pedreiro: 'Isso aqui não tá ORNANDO muito não, dona!'
- Palavrões clássicos: lazarento, fiá da mãe, fiá da pulícia, caipóra, animár véio, animár de teta (esta é demais!), jacú, rabudo, e por aí vai!
-'To q he a capa da gaita ; 'ando meio esgualepado' '... Crêênndios pai...!!!'
- 'má q diabo esse tróço'- 'que que tá se abrindo?' (dando risada a toa)
- 'é pacabá mesmo'
-'Ô tongo!!!!'
- 'Dar com a mão' se referindo a fazer sinal para o onibus.
- 'Deusolivre'
- 'pra diante' de tal lugar
- ' virado no guede' (ate hoje nao entendi isso).
-'Sai, azar!!!'
- Paranaense nunca fica na posição de cócoras, fica de cróque, ou acrocado!
- Falar 'puiz óia, eu...' quando quer falar alguma coisa
- 'Já hoje ' - que aconteceu há pouco tempo.
-'Piorrr que é memo' (ato de confirmar algo)
- Fuja, loco! Sartei de banda! Fala, loco véio.
- ....mas é loco de jaguara...
- Aquele lazarento dos inferno!
- 'Fulano te qué' que significava 'fulano está te chamando'
- 'Mas que tar isso'...
- 'pense num troço engraçado'...
- 'pare de atiçá, pq depois vc carpe o trecho' (atiça =provocá hehe / carpe o trecho = sair fora.
- 'um abraço pro gaiteiro' (coisa ou assunto sem solução/despedida);
- 'pra mais de metro': coisa ou assunto muito longo;
- 'mais firme que palanque em banhado' (coisa ou pessoa com pouca resistência, sem forças. Também se diz de quem bebeu além da conta);
- 'lá longe': para explicar que determinado local não fica perto. Ex.:a farmácia fica lá longe.
- 'vô pa cidade pagá umas conta' (referindo-se ao centro comercial) rsrsrs
- ' que bom cecesse' (que fosse)
- 'ala nego véio'
- 'aquela biscatinha'
- 'passe meio di fianco que cabe'
- 'mais é um disgranhento (desgraçado)
- 'essa menina fica se fresquiando pro namorado dos otros'
- 'quanto custa? Dois pila?'
- 'quedêle'? (onde está?)
- 'voltimeia eu vo lá'
-'tô cagando e andando...'
- 'eta piá véio'...
-'mai é o cú da cobra!!'
- vina (Salsicha; deriva do termo alemão 'vinewürst', embutido)
-'puta la merda '


faltou: "entra de revesgueio"

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails